quarta-feira, agosto 31, 2011

Bolo de fubá com coco da Carol


Olá meus queridos!!

Hoje tem visita aqui na Cozinha Perfumada. É a Carol do Comida do dia, ela vai ficar vindo apresentar algumas receitinhas deliciosas por aqui. Adorei esta receita de dar água na boca! Depois não deixem de visitar a Carol que tem um site lindo, cheio de comidas possíveis e saborosas!

“Queridos leitores do Cozinha Perfumada, cá estou eu novamente e agora com uma receitinha doce, super saborosa e fácil de fazer! Fiz em uma forma quadrada, mas para servir aos meus convidados, utilizei um pote qualquer redondinho e pequeno para cortar o bolo. Polvilhei o coco e decorei com uma cereja, não ficou lindo? O que costumo dizer sempre, é que qualquer mimo ou detalhe que você utilize para a apresentação de uma receita, muda totalmente sua aparência e com certeza deixa seu prato muito mais bonito. Espero que gostem da receita! Beijos, Carol.”

Bolo de Fubá com Coco




Ingredientes:

- 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
- 02 e ½ xícaras de açúcar;
- 05 gemas;
- 05 claras;
- 02 xícaras de fubá;
- 01 xícara de farinha de trigo;
- 01 vidro (200ml) de leite de coco;
- 01 e ½ xícara de leite em temperatura ambiente;
- 01 pitada de sal;
- 01 colher de sopa de fermento em pó;
- 50g de coco ralado

Modo de Preparo:
Bata as claras em ponto de neve e reserve.
Na batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até que se forme um creme claro. Acrescente as gemas e continue batendo. Coloque o fubá, a farinha de trigo, o leite de coco, o sal e o coco hidratado no leite, mexa bem com uma colher de pau. Volte para a batedeira e bata mais um pouco até ficar homogêneo. Desligue. Acrescente o fermento e misture com a colher novamente. Aos poucos vá colocando as claras em neve e misturando delicadamente a massa, até que sumam todos os grumos das claras. Unte uma assadeira grande com manteiga e polvilhe fubá. Despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido em 200 °C por aproximadamente 45 minutos. Faça o teste do palito colocando no bolo e este deve sair limpo.
*Carol, obrigada por sua visita e este bolo ficou além de lindo, delicioso!! Beijo grande pra você!!

Caso você queira mostrar uma receita sua aqui, basta me mandar um e-mail, será uma alegria te ter por aqui!

Beijos grandes e ótima Quarta-feira!!

terça-feira, agosto 30, 2011

Risoto de alho poró com linguiça defumada



Eu adoro risoto e isso vocês podem perceber pela quantidade das receitas de risoto que existem aqui no blog. Eu havia comprado uma caixa de arroz carnaroli, que é aquele arroz recomendado para risoto e nunca havia feito, então este foi um bom motivo para que eu resolvesse testá-lo. Normalmente, eu sempre usei o arroz arbóreo e confesso que fiquei fã do carnaroli. Quando faz o risoto fica um pouquinho mais durinho que o outro tipo e isso eu adorei! Se você não conhecer este tipo, vale à pena experimentar, ele é demais! Recomendo! :) E vamos à receitinha?



Ingredientes (rende 02 porções):


Como preparar:

Numa panela, frite a linguiça defumada cortada em fogo médio, fritando ela na própria gordura por uns 2 minutos. Ela deve ficar douradinha e reserve. Na mesma panela, retire a linguiça e derreta a manteiga em fogo médio e adicione a cebola já picada, refogue ela até ficar transparente. Adicione o arroz e continue mexendo bem por uns 2 minutos até fritar o arroz. Aumente o fogo e adicione a taça de vinho branco. Não pare de mexer até que o vinho seja totalmente absorvido.
Abaixe o fogo e com a ajuda uma concha comece a colocar na panela o caldo quente de legumes aos poucos, mexendo bastante até que todo o líquido tenho sido absorvido pelo arroz. (Eu sempre coloco a panela do caldo de legumes com o fogo baixinho ao lado, para mantê-lo sempre quente quando adicionar ao risoto). Depois vá adicionando mais caldo até terminar esse processo até que o arroz esteja al dente (nem muito duro – cru – mais cozido e firme).  Mexa bastante já que o arroz que deve estar mais pesado, para que o arroz solte o amido e forme aquele aspecto pastoso(meio empapado mesmo!) da massa. Esse cozimento deve durar em torno de 15 -18 minutos. 
Quanto estiver al dente, desligue o fogo e acrescente a linguiça defumada picadinha e o alho poró, misturando bem. Coloque na panela 01 colher de sopa de manteiga gelada para dar brilho e misture bem. Sirva quente em potinhos ou pratos. Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado grosso.

 E vocês, sempre repetem as receitas em casa ou todo dia tem novidade na sua casa?
Para conferir mais receitas de risoto que já passaram por aqui: 


Um lindo dia para você!

Beijos!


domingo, agosto 28, 2011

Escondidinho de batata com linguiça defumada e Concurso Jovem Chef

Oi meus queridos !!


Hoje é dia de curtir, sair para almoçar fora com a família, mas para aqueles que pretendem ficar em casa ou receber amigos e querem uma sugestão de aperitivo, segue aí a receitinha de um escondidinho deliciosa!!! Ele combina perfeitamente com aquela cervejinha que você toma para relaxar e caso queira servir como prato principal, não tem problema! Basta aumentar a quantidade de ingredientes e utilizar um refratário maior! Sei é que fica delicioso, isso sim !!





Ingredientes (para 04 porções individuais de aperitivo):
- 700g de batata inglesa;
- 200 ml de leite;
- 02 colheres de sopa de manteiga;
- Pimenta e sal e a gosto;
- 02 linguiças defumadas pequenas (se quiser coloque mais);
- 01 cebola picada;
- 02 dentes de alho picados;
- Queijo parmesão ralado para decorar

Como preparar:

Coloque numa panela grande cerca de 2 litros de água e as batatas descascadas e cortada em pedaços menores (isso faz com que elas cozinhem mais rápido) e leve ao fogo baixo. O ponto ideal é quando ela está bem cozida que está quase se desmanchando (enfie um garfo e veja isso), em torno de 15 – 20 minutos.
Enquanto isso cortes as linguiças em pedaços menores e leve a uma frigideira para fritar na própria gordura dela, até ela dourar um pouco em fogo médio. Adicione a manteiga, a cebola, o alho e salteie ela por uns 03 minutinhos. Reserve.

Quando as batatas estiverem cozidas, passe num espremedor para formar um purê. Tem pessoas que gostam de usar amassador de batatas, mas eu prefiro utilizar uma peneira. É que não curto aqueles grumos grandinhos que passaram pelo espremedor e não foram amassados. Caso use a peneira, utilize uma colher de pau para ajudar e vá amassando tudo, até sair o purê embaixo da peneira (aproveite enquanto a batata está quente porque facilita muito este processo). Quando terminar isso, coloque as batatas amassadas numa panela e vá adicionando o leite até ficar consistência de purê, ou seja, bem pastosa. Adicione 02 colheres de manteiga, pimenta, sal e misture bem até ferver em fogo baixo , deixe por uns 02 minutos e reserve. Pré-aqueça o forno a 200 °C. Disponha os ramequins (ou tigelinhas que você tiver) numa assadeira e forre cada um nessa ordem: uma grande camada do purê de batatas, linguiça defumada em pedacinhos e cubra novamente com o purê de batatas. Coloque um pouco de queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno a 200 °C até dourar (cerca de 30 minutos). Sirva bem quente.


Este pratinho é delicioso! É uma outra versão para o tradicional escondidinho que eu já fiz aqui e deliciosa! Você não pode deixar de provar!


Dia desses recebi um e-mail sendo convidada para participar do Concurso Jovem Chef, onde apenas os estudantes de gastronomia ou de culinária podem participar. Como eu não faço nenhum curso nesta área e imagino que algum de vocês que me lê pode cursar ou conhecer alguém da área, repasso a informação para a inscrição, pois o mesmo não está ligado ao consumo ou compra de quaisquer produto! Vale a pena passar lá e ver se te interessa! 




Um lindo Domingo para você ! Beijão!

sábado, agosto 27, 2011

Texas Sheet Cake, o bolo chocolátrico viciante!

Olá meus queridos !!


Como hoje é Sábado, então em pleno fim de semana resolvi mostrar para você este bolo incrivelmente chocolátrico! Fiz já há alguns dias e ficou DELICIOSO!! Este bolo é conhecido como Texas Sheet Cake ou Texas Cake e surgiu em 1963. Dizem que foi a Primeira Dama dos Estados Unidos, a texana Lady Johnson, quem criou o bolo. Já em vários blogs este bolo, dai numa visita ao Baunilha e Chocolate não resisti e corri para a cozinha! Receita facílima que você nem acredita!




Ingredientes:

Para o bolo
- 02 xícaras de farinha;
- 02 xícaras de açúcar (usei 01 xícara apenas);
- ¼ colher de chá de sal;
- 200g de manteiga;
- 04 colheres de sopa de cacau em pó (pode ser chocolate em pó);
 - 01 xícara de água fervente;
- 01 colher de sopa de fermento (não tem na receita mas recomendo);
- ½ xícara de buttermilk (que você faz misturando ½  colher de sopa de suco de limão (ou vinagre branco) em meia xicara de leite e deixando descansar por 15 minutos);
- 02 ovos inteiros e batidos;
- 01 colher de chá de bicarbonato de sódio;
 - 01 colher de chá de extrato de baunilha;

Para a cobertura:
 - ½ xícara de nozes picadas;
- 01 e ¾ de xícara de manteiga;
- 04 colheres de sopa de cacau em pó (pode ser chocolate em pó);
 - 06 colheres de sopa de leite;
- 01 colher de chá de extrato de baunilha;
- 01 xícara de açúcar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Numa tigela,misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal.
Em uma panela, derreta a manteiga, misture o cacau em pó e mexa bem. Acrescente a água fervente e deixe a mistura ferver por 30 segundos. Despeje na mistura de farinha de trigo e mexa levemente até esfriar um pouco.
Num copo medidor, coloque o buttermilk (leite com gotas de limão que você preparou) e adicione os ovos batidos, o bicarbonato de sódio, a baunilha e o fermento. Misture bem. Despeje na mistura de chocolate, coloque numa forma baixa (usei uma grande retangular com 35 x 25 cm), asse por aproximadamente 30 minutos).

Enquanto o bolo assa, vá preparando a cobertura.
Pique as nozes.
Derreta a manteiga numa panela, misture o cacau em pó e desligue. Adicione o leite, a baunilha e o açúcar e mexa bem com um foeut ou espátula. Acrescente as nozes, misture e despeje no bolo quente.Eu ainda acrescentei por minha conta algumas nozes picadas em cima da cobertura. Sirva cortando em quadrados.


Adorei este bolo e recomendo, mas confesso que ao testar a receita estranhei o fato de não ir fermento na massa e procurei em vários blogs e realmente não vai fermento em pó, mas recomendo o uso dele, pois o meu bolo ficou delicioso, mas eu queria que ele tivesse crescido mais...rs Nunca havia feito um bolo sem o uso de fermento, e resolvi testar, então não deixem de fazer esta receita bem tradicional lá pelos Estados Unidos e deliciosa! Confesso que virei fã e irei fazer mais vezes aqui em casa!


Adorei todos os comentários no post anterior, na discussão sobre os chefs de cozinha nas escolas públicas e obrigada pelo carinho de vocês sempre!!


Beijos e ótimo fim de semana !

quinta-feira, agosto 25, 2011

A alimentação nas escolas atualmente é a adequada?

Oi queridos!



Hoje não vai ter receitinha, mas vou falar um pouco sobre uma matéria que li na revista ISTOÉ desta semana e o nome dela é “Um toque de chef na merenda”, que está disponível aos interessados e achei uma ideia maravilhosa. Resolvi comentar esta reportagem porque já havia visto essa ideia parecida num programa do Jamie Oliver, chamado “The Food Revolution” que no Brasil é transmitido pela GNT e mostra como a alimentação das crianças hoje em dia está nada saudável.  No programa do Jamie (um chef inglês famoso que cozinha super bem), pude ver que muitas crianças se alimentam basicamente de alimentos industrializados, fritos ou requentados no microondas em suas casas ou nas escolas, e o mais chocante... alguns não conheciam um TOMATE, haviam visto apenas por foto que fica fora da lata do molho! Isso é uma tristeza, pois num país com tantas opções de frutas, legumes, verduras e coisas naturais gostosas e que podem se resultar em pratos saborosos, a alimentação do dia a dia tende a ficar cada dia mais pobre em nutrientes e com isso prejudicar a nossa saúde e a de quem amamos, ocasionando posteriormente doenças que nós conhecemos como a diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras.


Imagem daqui


A matéria da revista mostra um projeto que está sendo implantado em algumas escolas públicas no estado do Rio de Janeiro, onde alguns chefs de cozinha renomados partem para a cozinha de uma escola pública e irá com auxilio das merendeiras, tentar formar um cardápio com novas receitas saudáveis e com baixo custo para as escolas envolvidas. A ideia é que ao menos 30% dos alimentos consumidos nestas escolas tenha origem na agricultura familiar, ou seja, ainda estimula a produção dos pequenos agricultores.  Os alimentos sugeridos não são diferentes daqueles que vemos em nossa casa como a macaxeira (mandioca), abobrinha, cenoura, ovos, tomates, arroz, abóbora, tangerina e que possuem um grande valor nutritivo.


Imagem daqui


Não possuo formação em nutrição, gastronomia ou culinária, sou apenas uma cozinheira que adora fazer receitas e provar novos ingredientes e sabores. Eu sempre tive várias restrições alimentares quando pequena, mas estou evoluindo e procurando colocar opções mais saudáveis no meu dia a dia, coisa que nem sempre é fácil, mas com um pouquinho de boa vontade, podemos melhorar a qualidade dos alimentos que nós e nossa família ingerimos todos os dias.


Imagem daqui
Vi a matéria que me chamou a atenção e resolvi compartilhar com vocês! Que tal se nossos governantes resolvessem destinar a verba de 03 bilhões de reais/ano que é repassado aos estados e municípios para a merenda escolar e transformassem a ideia em realidade, disseminando o projeto para vários estados? Acho que seria uma maneira de combater a fome que assola nosso país, assim como tantos outros, pois muitos destes alunos que frequentam as escolas dependem desta merenda para sobreviver, já que esta é muitas vezes, a única refeição do dia para eles.


Vamos refletir?

E você, o que achou desta matéria/ ideia? Apoia a ideia ou é contra? Gostaria de saber a sua opinião!! 


Beijos e ótima Quinta-feira!! 

quarta-feira, agosto 24, 2011

Torta fria de frango da Carol

Hoje a Cozinha Perfumada está diferente, iremos receber a visita de uma amiga querida que fiz através deste mundo dos blogs de culinária.
Ela é a Carol, do blog Comida do dia, um blog super fofo com receitas fáceis, mas não por isso menos deliciosas, vale a pena uma visitinha lá para conferir as gostosuras que esta moça anda aprontando e alguns artigos bem legais!! Então, passo a palavra para a Carol mostrar essa receitinha dela que eu adorei!


“Essa receita é muito servida em aniversários aqui no Rio Grande do Sul, podendo de ser de frango, atum, sardinha ou carne seca desfiada. Já aviso aos que estão de dieta que é impossível comer apenas uma fatia! Não perca tempo e faça essa receita, tenho certeza que você não vai se arrepender.
Torta fria de frango


Ingredientes:
- 01 pão de forma sem casca cortado em fatias;
- 02 sachês de maionese com 200g cada;
- 01 peito de frango cozido e desfiado;
- 01 cenoura picada cozida;
- orégano, pimenta e sal a gosto;
- 02 fatias de presunto picadas;
- 100g de palmito (opcional);
- 100g de queijo mussarela;
- 01 lata (200g) MIX ervilha + milho

Modo de Preparo:
Numa tigela coloque a 01 sachê e meio (300g) de maionese, o peito de frango desfiado, a cenoura cozida, o presunto e a lata de ervilha com milho. Tempere a gosto e misture até virar uma pasta.
Tire a casca do pão, e monte a torta, intercalando uma camada de pão e uma camada da pasta. Por fim passe o restante da maionese (100g) na torta e decore com milho na travessa”.

Essa torta fria é uma ótima pedida para festas ou mesmo para receber visitas em sua casa e não tem muito tempo hábil para preparar nada elaborado. Adorei esta receita e recomendo a vocês! 

* Carol, adorei sua visita e estreia aqui na Cozinha!! Seja sempre bem vinda !!! É um prazer receber alguém tão especial como você !! Muito bom ter te conhecido!! Beijão pra você!!

Essa é a primeira visita de blogueira aqui no blog, já que desde o início apenas eu havia postado as receitas e confesso que me sinto feliz de poder dividir a Cozinha Perfumada com vocês! Caso você queira mostrar uma receita sua aqui, basta me mandar um e-mail (cozinhaperfumada@gmail.com), que eu vou adorar!!

Beijos grandes e ótima Quarta-feira!! 

terça-feira, agosto 23, 2011

Penne com alicche, porque às vezes a fome bate...



Hoje vim mostrar uma receita curinga que fica uma delícia e procuro sempre fazer em casa. Já mostrei algumas receitas de massa e na verdade o molho de tomate é o mesmo daqui, só mudei a massinha pelo penne, mas vou dar a receitinha toda para quem não viu. Eu comprei um mega potão de alicche e agora tenho que fazer muitas receitinhas com este ingrediente, mas confesso que não é nenhuma dificuldade para mim, já que adoro o tal peixinho!




Ingredientes (02 porções):

- 300g de penne;

Para o molho:
- 01 lata de 400g de pomodoro pelati (tomates pelados);
- ½ lata (200 ml) de água (usei a lata como medida);
- 01 cebola picadinha;
- 02 colheres de sopa de azeite;
- Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto;
- Fatias de alicche em conserva

Modo de preparo:

Coloque numa panela grande 1,5 litro de água e quando começar a ferver adicione a massa e 01 pitada de sal. Não adicione óleo ou azeite na água e cozinhe a massa até ficar al dente. (Al dente é o ponto ideal, pois é quando a massa ficar cozida mas firme). Esse processo de cozinhar a massa deve demorar em torno de uns 8- 10 minutos. Quando ela cozinhar, retire toda a água e reserve. Dê um jato de água fria rapidamente por cima da massa para parar o cozimento da massa e reserve.

Prepare o molho de tomate, coloque numa panela o azeite e a cebola picadinha. Frite até a cebola ficar macia. Adicione os tomates pelados, a água e vá mexendo, deixando cozinhar. Acrescente uma pitada de sal e a pimenta a gosto. Adicione algumas folhinhas de manjericão. Diminua o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Depois, monte a massa, coloque o molho por cima, acrescente as fatias de alicche. Pronto!!

E ai viu que sugestão simples para aquelas dias de larica ou cansaço após um dia corrido? Eu adoro fazer alguns pratos elaborados as vezes, mas tem dia que só surge a vontade de comer algo rapidinho e descansar. Vocês também sentem isso? E para um comecinho de semana, nada melhor do que algo rápido né?!

Queria agradecer aos comentários carinhosos de todos vocês, são uns amores, pessoas que entraram na minha vida e se tornaram especiais.  Obrigada a cada um que dedica um tempinho do seu dia para me visitar, isso me deixa tão feliz !!!


Beijos grandes e uma ótima Terça-feira!!


segunda-feira, agosto 22, 2011

Aula com o Chef Duca Lapenda e uma receita deliciosa



Semana passada participei de uma aula no Palato aqui em Maceió com o Chef Duca Lapenda, dono do restaurante Pomodoro Café que fica em Recife e o qual sempre dá vou lá. A comida é deliciosa e o sabor, capricho na apresentação dos pratos, atendimento...divino! Isso não é publieditorial, falo como consumidora e assim que vi este chef de cozinha estaria aqui em Maceió para dar uma aula de culinária, nem pensei duas vezes e corri para me inscrever. Confesso que fiquei louca para que a aula fosse como workshop, mas só de vê-lo cozinhar e poder tietá-lo um pouco depois da aula, já fiquei super feliz! Vou repassar a receita e a foto do Cartoccino de massa phillo com legumes e cogumelos com brie ao forno que ele fez, além de outros pratos, mas infelizmente só tirei foto desta receita, então irei repassar apenas ela.




Cartoccino de massa phillo com legumes e cogumelos com brie ao forno


Ingredientes:
- 01 pacote de massa phillo (300g- foi usada da marca Arosa);
- 1 kg de queijo brie;
- 200g de champignons;
- 04 abobrinhas verdes;
- 100g cenouras baby;
- 200g de shiitake frescos;
- 200g de aspargos frescos;
- 100g de pimentões vermelhos;
- 100g de pimentões amarelos;
- 04 limas da pérsia;
- 06 ovos frescos;
- Ervas frescas (ele usou orégano fresco;
- 100g de alho;
- Sal e pimenta a gosto;
- 500ml de azeite extra virgem;
- 200g de tomates cerejas;
- 250g de manteiga de boa qualidade


Modo de preparo:

Ponha a massa phillo para descongelar na geladeira, de preferência de véspera, para que ela descongele ao poucos. Faça o recheio colocando água para ferver, corte as abobrinhas a julienne (bem fininhas como spaghetti), dê uma leve fervura nas cenouras baby por 5 minutos ou até elas ficarem al dente e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Retire a parte fibrosa dos aspargos e reserve apenas as pontas tenras, fervendo as mesmas por 2 minutos apenas.  Corte os pimentões a julienne, corte os champignons e shiitake em 4 partes. Corte os tomates cerejas em 02 metades. Coloque todos os legumes tratados em uma travessa, adicione algumas ervinhas de sua preferência, 100g de manteiga e 01 fio de azeite, alho bem picadinho, tempere com sal e pimenta a gosto e leve ao forno a 170- 180 °C por 10 minutos e após este tempo deixe esfriar. Enquanto isso, abra a massa phillo já descongelada e corte em 04 partes, pincele com um pouco de manteiga derretida e monte uma folha sobre a outra, formando uma estrela, sempre pincelando cada folha antes de sobrepor a outra. 

Coloque uma porção de legumes deles já “frios” no centro, adicione um pedaço de queijo brie, pincelecom ovo as bordas e feche dobrando com uma trouxinha uma a uma, com muito cuidado para não rasgar a massa, se desejar coloque as trouxinhas sobre uma forminha em empada (para facilitar elas ficarem em pé) e leve ao forno pré-aquecido a 170 °C numa assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo (se utilizar as forminhas, não é necessário untar a forma).

Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar a massa, o que depende de cada tipo de forno, portanto verifique a cada 5 minutos como está para que não queime. Retire do forno e sirva, ainda quente, acompanhado com um mix de folhas, temperado com aceto balsâmico, azeite de oliva e flor de sal. Decore com orégano fresco.


* Os legumes devem estar de preferência gelados, para evitar que derreta a massa.
* Não pincele as bordas da massa phillo com manteiga, porque assim será impossível as bordinhas ficarem para cima.


Eu adorei fazer essa aula com o Duca e fiquei louca para fazer um estágio, repetir aulas com ele ou participar de outras aulas ministradas por profissionais da área de gastronomia. Ele é super acessível e simpático, troquei umas ideias e pude questionar algumas dúvidas quanto à vida de um chef de cozinha, que embora muita gente ache que é puro glamour, mostra-se a cada dia o quanto é necessário, muita dedicação e amor, como tudo o que devemos fazer na vida. 

Segue abaixo a foto da Juliana (que conheci no curso e adorei!), Duca Lapenda e Eu. 




Beijos e um ótimo início de semana para você!