Hoje venho mostrar uma receitinha fácil e deliciosa, mais uma receita de geleia de amoras para adoçar seu café da manhã ou até mesmo lanchinho, se desejar! Essa geleia cai bem numa torradinha, num cheesecake, numa panna cotta ou onde você mais desejar! Serve até para dar de presente para aquela pessoa especial!
Ingredientes (rende 3/4 de xícara):
- 400g de amoras (usei as congeladas);
- 04 colheres de sopa de açúcar cristal
Modo de preparo:
Levei ao fogo baixo numa panela (usei esmaltada da Le Creuset) as amoras e o açúcar e deixei o açúcar derreter, quando ele derreteu, esmaguei as amoras com um amassador e mexi de vez em quando (não mexa muito). Deixei no fogo baixinho até a água secar quase toda, o que não demorou muito (algo em torno de 30 minutos + -). Deixe esfriar e guarde em potinhos esterilizados na geladeira.
DICA: Para esterilizar um potinho de vidro basta lavar bem com água e sabão, depois coloque uma panela com bastante água até que cubra o vidrinho (aberto) todo e deixe ferver por 20 minutos, inclusive a tampa (se for de metal deixe o tempo todo, se for de plástico, apenas nos últimos 05 minutos , para não derreter). Deixe esfriar, retire com cuidado (eu uso pegador de gelo para não me queimar) e ponha o potinho virado com a boca para baixo num pano de prato limpo até secar. Está pronto para uso. Não apoie o vidro quente sobre uma superfície fria para que ele não trinque.
As geleias feitas em casa duram mais de 01 mês, desde que guardada na geladeira. Caso ela fique açucarada, basta levar ao fogo baixo e dar o ponto novamente, deixa esfria e guarde novamente na geladeira. O que acho delicioso em geleia caseira é que não fica muito doce, ao contrário das geleias industrializadas, que tendem a ficar bem doces e na minha opinião, meio enjoativas. Que tal fazer esta delicia? É tão rápido e não possui conservantes! A fotinha ficou meio escurinha, mas é pela cor roxinha das amoras... Amei!
Beijos e ótima semana !!
Esta geleia deve ter ficado muito boa, vou fazer e dar para minha mãe que adora geleia.
ResponderExcluirBjo
Fê
que delicia de geleia , esta mesmo a pedir para me servir...
ResponderExcluirboa semana
bjs
Ficou com uma cor fantástica!
ResponderExcluirTÊ QUERIDA,
ResponderExcluirQUE RECEITA MARAVILHOSA,FICOU LINDA!
BEIJÃO.......
Tereza... conheci hoje seu blog, e olha... Adorei!!, essa sua geleia e todas as outras receitas, nossa me deixaram como vontade de ir ja para casa e nao sair de junto do fogao!!
ResponderExcluirJa me tornei sua seguidora, pois nao quero perder pitada!!!
Beijocas
http://tachosvspanelas.blogspot.com
Minha querida, geleia caseira além de ser bem mais saudável é muito mais saborosa em todos os aspectos. E o sabor de saber que foi feito por nós? Bom demais!!!rsrsrs
ResponderExcluirUm especial semana e muitos bjinhos
Ficou linda sua geléia Tê, gosto muito de geléias, e não compro mais, só faço em casa, e geralmente saem deliciosas, gostei muito da receita..Bjocas uma linda semana
ResponderExcluirVocê está perita em geleias, fez outra que ficou linda! A caseira fica muito mais gostosa, e você ainda pode dosar o açúcar, a consistência, fazer do seu jeitinho :-) Beijos!
ResponderExcluirGente.. linda!!!
ResponderExcluirQuanse nunca encontro amoras por aqui.. outro dia eu vi.. me encantei.
Essa receita deve ter ficado td de bom...
Adoro amoras! Este ano ainda não fizemos geleia, preciso ver se ainda tem amoras.
ResponderExcluirbjs
Tê, que delícia de geleia caseira! Adoro amoras e já entrou para minha listinha!!! beijos
ResponderExcluirAmei a apresentação, Tereza! Faz a maior diferença e essas colheres de degustação são um charme, né? E a geleia... hummm, parece bem do jeito que eu gosto! Bjs!
ResponderExcluirKatia Bonfadini
www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com
Estou com geleias frescas mas todas as receitas que vi manda por agua, se for só açucar vai ficar grossa sem calda em outra que fiz tentei esmigalhar com garfo mas não consegui parecia borrachuda.
ResponderExcluirNão precisa de limão???
ResponderExcluir