Como hoje é fim de semana, nada melhor do que aproveitar e fazer uma comidinha caseira para quem amamos né?! Daí surgiu a ideia desse nhoque caseiro. Se você ficou com receio de fazer este nhoque achando que é difícil fazer, pois se enganou! É simples e te garanto, fica de derreter na boca. O molho que utilizei foi o molho gorgonzola, mas isto fica ao seu critério, afinal você tem que escolher o molho mais gosta!
Ingredientes (rende 02 porções):
Para o nhoque caseiro:
- 600 g de batatas sem casca e cortadas em pedaços grandes;
- 01 gema;
- 01 colher de sopa de manteiga;
- 150g de farinha de trigo (ou um pouco mais, o suficiente para dar liga – eu usei uns 200g ou um pouco mais);
- 01 pitada de sal
Modo de preparo:
Coloque numa panela grande cerca de 04 litros de água, coloque as batatas para cozinhar em fogo médio e com 01 pitada de sal, por uns 30 minutos. Quando estiverem cozidas (enfie um garfo, ele deve entrar com facilidade), escorra-as e passe pelo espremedor. Aguarde esfriarem. Quando estiverem frias, adicione a gema, manteiga e farinha de trigo, aos poucos até obter uma massa homogênea. Polvilhe com um pouco de farinha de trigo uma superfície limpa com e pegue pequenas porções da massa e forme rolinhos de 1,5 cm de diâmetro cada (uma tirinha grossinha ), dai corte a cada 02 centimetros e separe cada nhoque cortado. Coloque os nhoques já cortadinhos numa assadeira ou prato untado com manteiga e polvilhado com farinha de trigo (retire o excesso), tendo o cuidado de não coloca-los juntinhos, para que não grudem (conforme mostra a foto abaixo). Proceda desta forma até acabar toda a massa.
Numa panela grande ferva 04 litros de água, adicione sal a gosto e quando ferverem abaixe o fogo e vá colocando os nhoques cortadinhos em pequenas porções. Quando eles subirem, retire e escorra, coloque numa travessa ou no prato. Coloque por cima o molho de sua preferência e sirva imediatamente.
Para o molho gorgonzola:
- 250 g de queijo gorgonzola em pedaços pequenos;
- 02 xicaras de creme de leite fresco (quase 500 ml);
- 01 pitada de pimenta do reino branca;
- ½ xicara de leite
Modo de preparo:
Coloque numa panelinha o queijo gorgonzola já cortadinho e leve ao fogo baixo, vá amassando ele com uma colher e vá aos poucos adicionando a primeira xicara de creme de leite fresco, mexendo bem até ficar uma consistência cremosa. Adicione o sal e a pimenta branca. Acrescente a outra xicara de creme de leite fresco, o leite e mexa bem. Aqueça até que se forme um molho cremoso. | |
* Caso seu molho fique muito ralinho, basta adicionar 01 colher de chá de amido de milho dissolvido numa xicara pequena de leite, misture bem até tudo ficar dissolvido e adiciona a panelinha, ele num vai engrossar. E se o molho ficar muito grosso, basta adicionar um pouquinho de leite.
Outros molhos que você também pode utilizar:
Espero que seu nhoque fique uma delícia!! Depois que você fizer a primeira vez, vai se apaixonar!
Beijos e um ótimo Domingo!
Nao sei se teria coragem de tentar fazer nhoque aqui em casa, mas voce fezcparecer tao facil q fiquei tentada a experimentar :)
ResponderExcluirBeijos
Lari
Nossa, não sabia que fazer nhoque era assim tão fácil! Vou tentar uma hora dessas!
ResponderExcluirSó me diz uma coisa, será que dá pra congelar pra guardar depois? Seria tão bom ter um pouco de nhoque caseiro para um dia de pressa!
Adoro nhoque Tê, a sua receita é parecida com a minha, só não coloco a gema, ficou lindo o seu nhoque e com esse molho de gorgonzola imagino a delicia que ficou, e vamos combinar que nhoque caseiro é outra história né? bem diferente dos comercializados. Bjos uma linda semana
ResponderExcluirFantástico Teresa, esse molho deve ter ficado divino, bem cremosinho.
ResponderExcluirSabia que também fui de nhoque hoje, só que o meu fiz de inhame ao sugo, estava muito bom também.
Bjuss e bom início de semana!!!
ESTA RECEITA ESTÁ PERFEITA,O PRATO FICOU LINDO COM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
ResponderExcluirBEIJÃO E BOA NOITE!
Tereza, seus nhoques estão muito apetitosos e o molho tem um aspecto maravilho e cremoso :P
ResponderExcluirAdorei!
Concordo contigo, nhoque não é coisa difícil de se fazer não ;)
Um beijão,
Queila
Obrigada queridas!!
ResponderExcluirLari, depois tenta fazer o nhoque pq é fácil mesmo! rs :) Beijos!
Gaby, o nhoque dá para congelar sim! Foi importante sua pergunta, Para congelar o nhoque, o ideal é congelar pré-cozido. Coloque numa panela com água fervente, e quando ele subir, retire e escorra, coloque numa assadeira ou tigela grande e regue com um pouco de azeite e cubra com plástico filme. Leve ao freezer, depois que estiverem congelados, coloque todos num saquinho e retire o máximo de ar possível dos sacos. Etiquete e congele novamente. Para utilizar, basta deixar descongelar na temperatura ambiente. Confesso que nunca congelei nhoque, mas já ouvi falar que depois de congelado, ele deve ser levado ao forno com o molho por cima, e não mais cozido na água quente. Espero ter ajudado! Beijos!
Josy, então sua receita não vai gema?! É assim mesmo, alguns ingredientes mudam mas o sabor é o mesmo! rs :) Adoro nhoque caseiro tb !:) Beijos querida!
Rachel, já comi nhoque de inhame e fica delicioso mas confesso que nunca fiz... Depois deve ficar bom mesmo com molho ao sugo hein!? Humm Beijos!!
Déa, que bom que vc gostou do nhoque! Obrigada!! Beijos!
Queila, obrigada querida !! :) Beijos!
Eu ando louca para fazer um nhoque, esses seus ficaram lindos!
ResponderExcluirVou experimentar a sua receita =0)
Bjs
NUNCA FIZ MAS ADOREI O ASPECTO, PARECE SER BEM DELICIOSO.
ResponderExcluirBJS
Nossa, eu amo nhoque e com esse molho deve ter ficado incrível! Beijo! ;D
ResponderExcluirAinda não fiz, mas já me apaixonei!
ResponderExcluirGorgonzola é meu queijo preferido, e os nhoques tem seu lugar!
Muito bom, muito bom mesmo!
Obrigada,
Abraço
Renata