Olá pessoal!!
Ontem infelizmente não deu para postar, mas hoje aqui estou de volta e com uma receita perfeita para ser feita neste fim de semana, uma massa com molho al pesto. Esse molho é maravilhoso e leve, sendo sua composição formada basicamente pelas folhas de manjericão. Hoje existe molho ao pesto de outras folhas, como salsinha, rúcula ou outros, porém meu preferido mesmo é o tradicional! O molho al pesto é tradicional da cidade de Gênova, na Itália e feito com queijo pecorino, manjericão, alho e pignoli (semente de pinheiro), porém é super difícil encontrar pignoli por aqui, então resolvi substituir por nozes e ficou 10! Da próxima vez que fizer esta receita vou usar castanhas de caju, fica uma delicia também!
Ingredientes para o molho pesto:
- 02 dentes de alho;
- 02 maços grandes (ou 02 xicaras cheias de folhas) de manjericão italiano da folha larga já lavadas e secas- não use o talo;
- 03 colheres de sopa de queijo Pecorino ralado;
- 02 colheres de sopa de nozes picadas;
- Em torno de 06 colheres de sopa de azeite extra virgem;
Para a massa:
- 1,5 litro de água fervente;
- 01 pitada de sal;
- 400g de rigatoni (ou a massa que preferir)
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver e quando esta iniciar a fervura adicione o rigatoni (ou a massa que você desejar!) e deixe ferver até ficar al dente (ela deve ficar firme, mas cozida e não muito mole) isso levar em torno de 06 a 08 minutos em fogo médio. Quando a massa estiver cozida, dê um leve jato de água fria rapidamente apenas para parar o cozimento da massa e reserve. Para fazer o molho ao pesto, basta colocar num pilão (utilizei um processador) os dentes de alho, as folhas de manjericão, azeite, o queijo Pecorino e as nozes picadas. Bata bem até virar uma pasta verde. Não adicionei sal, pois não vi necessidade, já que o queijo Pecorino é bem salgado. O molho é suficiente apenas para cobrir a massa com uma deliciosa e delicada camada esverdeada. Não é necessário servir com queijo à parte, pois o molho já o leva em sua composição.
Caso você não encontre queijo Pecorino em sua cidade, substitua por queijo parmesão de boa qualidade e os pignoli por nozes (como eu fiz), castanha de caju ou castanha do Pará. Eu usei o queijo Pecorino que é um queijo bem salgado e italiano que minha Mamy comprou para mim de presente e fiquei hiper feliz! Acho que a qualidade do queijo faz toda diferença no molho! Agora diz se essa massa ao pesto não é uma solução deliciosa, prática e perfeita para o seu almoço no fim de semana!?
Beijos e ótimo Domingo!
NUNCA FIZ MOLHO PESTO , COSTUMO COMPRAR FEITO.
ResponderExcluirADOREI O SEU PRATO FICOU UMA DELICIA.
BOM DOMINGO
BJS
Maria Teresa ficou lindo, e acho que é desnecessário falar que o saber deve ter ficado ótimo.
ResponderExcluirBjo
Fê
Delicioso prato, pra esse domingo.
ResponderExcluirAbraços pra você.
Silmara
www.casaefogao.blogspot.com
UMA MASSA BEM FEITA ASSIM É INDISPENSÁVEL, BOA DEMAIS!
ResponderExcluirTEM PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!
BJS......
Adoro, ficou lindo!
ResponderExcluirBjs
Laura
adoro massa e esse rigatoni me parece muito bom com molho pesto ,linda apresentação!
ResponderExcluirbeijo
Huuumm deu água na boca!!!
ResponderExcluirEstou acompanhando seu blog e já anotei algumas receitas para testar aqui com meu filhote. Estou gostando muito da Cozinha Perfumada.
Passa lá no meu blog também... beijos!!!
http://downamorexcepcional.blogspot.com/
Uma delícia de refeição!
ResponderExcluirAdoro Rogatoni, ficou lindo o seu prato. Também bloguei molho pesto mas com espaguete rsrsrs
ResponderExcluirBjosss
http://borbolsnacozinha.blogspot.com/