sábado, agosto 06, 2011

Risoto de charque ou carne-seca


Olá meus queridos !

Desculpe-me o sumiço, mas como havia falado estava viajando e de férias! Estou de volta e trago hoje uma receitinha que fiz antes de viajar... Eu tinha pedaço de charque ou carne-seca aqui na geladeira e precisava usá-lo, e como adoro este ingrediente típico nordestino pensei: porque não fazer um risoto de charque?  E ficou delicioso!!! Sei que aqui tem algumas receitinhas de risoto, mas é que sou louca por risotos e procuro sempre variar os sabores para inovar... Já estava com saudades das panelas e receitinhas, fora que adoro ficar aqui pensando no que farei e postarei no blog...Adoro !!




A receitinha é essa:

Ingredientes (para 02 pessoas):
- 02 colheres de sopa de manteiga
- 01 cebola grande picada
- 01 xicara de arroz arbório (para risotos) – use ½ xicara para cada pessoa
- 100g de charque ou carne seca cortada em cubinhos ou desfiada – passei no processador;
- 125 ml (01 taça + -) de vinho branco de boa qualidade;
- 01 litro de caldo quente de legumes caseiro ;


Como preparar:

Primeiro que tudo dessalgue o charque ou carne seca.

Numa panela, coloque o charque ou carne seca para retirar o sal. Você pode colocar de molho na água gelada por 12 horas deixando na geladeira, sempre devendo mudar a água, num total de 03 vezes. Ou, ponha o charque numa panela com 2 litros de água e coloque para ferver em fogo médio. Quando começar a levantar fervura, desligue o fogo e mude por outra água. Repita esse processo num total de 03 vezes. Após feito isso, corte o charque em pedaços menores e leve ao processador por 1 minuto. Ela vai ficar bem desfiadinha ou se preferir corte em cubinhos. Reserve. Depois, na panela pequena, frite o charque em fogo médio, fritando ele na própria gordura por uns 2 minutos. Ele deve ficar fritinho mas não “torrado” e reserve.


Para o risoto, derreta a manteiga numa panela em fogo médio, adicione a cebola e deixe cozinhar até amolecer e ficar transparente. Coloque o arroz arbóreo e continue mexendo bem por uns 2 minutos até fritar o arroz. Aumente o fogo e adicione o vinho branco. Não pare de mexer até que o vinho seja totalmente absorvido.
Com a ajuda uma concha comece a colocar na panela o caldo quente de legumes aos poucos, mexendo bastante até que todo o líquido tenho sido absorvido pelo arroz, sempre usando fogo baixo. Depois vá adicionando mais caldo até terminar esse processo até que o arroz esteja al dente (nem muito duro – cru – mais cozido e firme).  Mexa bastante já que o arroz que deve estar mais pesado, para que o arroz solte o amido e forme aquele aspecto mais pastoso da massa. Esse cozimento deve durar em torno de 18 -20 minutos. 
Quanto estiver al dente, desligue o fogo e adicione o charque desfiado ou cortado em cubinhos.  Coloque na panela 1 colher de sopa de manteiga gelada e misture bem. Isso dará ao risoto aquele ar brilhante e mais sabor.  Misture bem e leve aos pratos para servi-lo quente. Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado grosso.


Vi os recadinhos que vocês deixaram nos posts, agradeço a cada dia um que me parabenizou pelo aniversário, muito obrigada!! :D Prometo a vocês que o blog volta agora com tudo, com aquelas receitinhas e dicas deliciosas de sempre! Este risoto pode servir para um almoço ou jantar, afinal fim de semana é dia de comidinha gostosa né?!


Um ótimo fim de semana!


Beijos!!


10 comentários:

  1. QUE BELO RISOTO, FICOU PERFEITO.
    APETECE METER O GARFO ...
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  2. OLÁ TEREZA, SEJA BEM VINDA!
    UMA BELEZA DE PRATO, JÁ CHEGOU ARRASANDO COM SUAS DELÍCIAS, HUMMMMMMMM!

    BEIJOS,
    ANDRÉA....

    ResponderExcluir
  3. O risoto ficou com uma carinha de delicioso, hhhuuummmm!!!!
    Te convido para acompanhar minha "série" que já começou. Estou cozinhando com produtos que recebi de amigos em uma cesta. Tudo de Rio de contas, região da Chapada diamantina. Aparece lá quando tiver tempo, a cozinha você já sabe onde é :)
    Um abraço e que bom que você tá de volta :)
    Queila

    ResponderExcluir
  4. Tereza fico feliz com a volta da sua cozinha e a sua volta! :D
    Adorei a receita e eu devo testar, afinal ainda tenho bastante arroz arbóreo aqui em casa! hahaha

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Esse risoto está uma tentação.
    bjus, bom domingo*--*

    ResponderExcluir
  6. Seja bem vinda Tereza querida, já estava sentindo falta das suas visitas e das suas delicias, e voltou com tudo, esse risoto está divino, de carne seca que adoro ai ai. Me deu fome hehehe. Tenha um ótimo domingo e um excelente retorno...bjocas

    ResponderExcluir
  7. Tereza, que bom que vc voltou! E com uma delícia de risoto, hein? Adorei!!! Já pensei em colocar uns pedacinhos de queijo coalho junto... beijos

    ResponderExcluir
  8. Que risoto maravilhoso, já estou com fome, fiquei com a boca cheia de água.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Tereza, eu também adoro risoto! Acho que é um prato que praticamente dá conta do recado sozinho (raras vezes faço acompanhamentos para os risotos). Por aqui é meio difícil conseguir carne seca de boa qualidade, mas quando eu encontrar vou testar essa receita! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada queridas !!:)
    Adorei a ideia de colocar queijo coalho no risoto, deve ficar ótimo tb !! Esse risoto já virei fã...irei repetir de certeza! Nham...

    Beijocas!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.