Eu estava louca para fazer alguma comidinha fácil e deliciosa para jantar e tinha um pouco de charque (também conhecida como carne-seca ) na geladeira. Então resolvi fazer esse recheio salgado de crepe utilizando este ingrediente muito comum na minha região. O charque ou carne-seca é um ingrediente bastante utilizado na culinária nordestina, sendo um dos pratos mais conhecidos o escondidinho com macaxeira (mandioca), formando um dupla quase infalível! A receita do crepe foi a mesma deste dia, mas para quem não viu, vou colocar novamente os ingredientes.
Ingredientes da massa:
- 01 xícara de farinha de trigo;
- 01 ovo;
- 01 xícara e ½ de leite;
- Manteiga
Recheio:
- 150g de carne seca;
- Queijo gruyère ralado
Como preparar:
Par fazer a massa bata todos os ingredientes no liquidificador por uns 2 minutos até ficar bem homogênea toda a massa. Deixe na geladeira por cerca de 30 minutos. Separe a carne seca a ser usada e ponha numa panela com água quente, quando começar a levantar fervura, retire a carne da panela e mude a água por outra limpa. Repita o processo por 03 vezes até que a carne seja dessalgada. Após isto, corte a carne em pedacinhos, desfie ou passe no processador por 01 minuto, até ficar bem desfiado. Rale o queijo gruyère (coloquei de olho, mas não pus muito para não ficar enjoado) e reserve.
Daí unte uma frigideira baixa antiaderente grande ou média com manteiga e retire o excesso da gordura com papel toalha. Coloque com uma pequena concha ou derrame no centro da panquequeira (+- ¼ de xicara) e levante a panquequeira para espalhar a massa toda e formar um grande circulo. Leve a fogo brando até começar a soltar as bordas. Com cuidado vire o outro lado. Coloque o recheio de carne seca desfiada e o queijo gruyère ralado espalhado uniformemente em toda massa. Dobre ao meio e deixe a massa ficar assada, levemente dourada. Coloque em prato e sirva.
Dica: Enquanto estiver fazendo os crepes, para que as primeiras unidades não fiquem frias, deixe o forno pré-aquecido em temperatura baixa e coloque numa assadeira para mantê-lo aquecidos. Fica delicioso!!
A massa rendeu 08 crepes grandes.
Adorei este novo recheio do crepe e recomendo! Mas fique a vontade para ousar e usar o recheio que você desejar e mais gostar!!
Beijos!
Ficou com um aspecto maravilhoso!!
ResponderExcluirBeijinhos
tá com uma cara ótima. E charque é delicioso em quase todos os pratos. Bjs
ResponderExcluirHumm adoro crepes e os seus têm tudo aquilo que mais gosto! Só uma ideia, será que ficaria bom com queijo coalho, ao invés de gruyére? beijos
ResponderExcluirQue bom que vocês gostaram do crepe!! Ficou uma delicia !!
ResponderExcluirObrigada Sandra!! Beijos
Fabi, charque é uma delicia mesmo né e combina com tanta coisa...#nham! beijos!
Bruna, tb acho que ficaria ótimo a mistura charque com queijo coalho, mas é q eu não tinha coalho na geladeira, e tinha o gruyère, então foi com o q tinha em casa...hahahaha Mas eu tb acho q até combina mais !rsrs :D Beijos!!
Hummm adoro crepes, mas nunca experimentei com charque! Ótima ideia.
ResponderExcluirBeijinhos, Patrícia
confrariadoschefs.blogspot.com
hmmmm Adorei a idéia, sou fã de queijo gruyere!!! Beijos, Cecilia
ResponderExcluirQuem me dera provar carne seca, deve ser tão boa :)
ResponderExcluirAdorei os crepes, com carne seca então... devem ser deliciosos.
ResponderExcluirbjs
deve ficar bom em...
ResponderExcluirdepois da uma passadinha la no meu blog
http://prepararprovarpostar.blogspot.com/
Maria Tereza - retribuindo a sua visita, gostei muito do seu blog, o Cozinha perfumada é uma delícia, este crepe me deixou de água na boca!!!
ResponderExcluirwww.mundodosabor.blogspot.com
Tê querida, infelizmente não sou nordestina, mas quisera eu ter nascido nessa terra abençoada, ô terrinha pra se comer bem hehehe
ResponderExcluirAmo carne seca, feijão de corda, macaxeira, tudo que é culinaria nordestina to dentro. Quer trocar comigo??? Vem prá São Paulo que vou pra ai heheh...bjinhos
Eita cabeça dura a minha, esqueci de dizer que suas crepes ficaram lindas, e com carne seca ai ai me deu fome....Gostei muito da receita...beijinhos
ResponderExcluirCarne seca fica bom com tudo, Tereza! Agora, com o gruyere, ficou chique demais o negócio, hein. Delícia esse jantar :-) Beijos!
ResponderExcluirEM ANGOLA COMIA-SE MUITO CARNE SECA, EU ADORAVA.
ResponderExcluirADOREI ESSE CREPE ...
BJS
Olá Maria Tereza,
ResponderExcluiresses crepes ficaram uma delicia então com esse recheio e o queijinho, hmmm tentação! Um beijo :)
nossa que inusitado.... hummmm tem perfume mesmo
ResponderExcluirbj bj
ro
www.docesabobrinhas.com
Parece deliciosa. Estava mesmo querendo fazer essa receita
ResponderExcluirbjos
E com banana ?
ResponderExcluir